Optei pelo "Jogo da Glória" (Instituto Camões de Portugal), por
três motivos:
1. Primeiramente porque o jogo possui
regras do português europeu;
2. É um jogo dinâmico e lúdico que promove a aprendizagem da língua portuguesa;3. Porque o considero um recurso online. Neste caso para alunos dos 3.º e 4.º anos do primeiro ciclo do ensino básico, sendo ainda um apoio na consolidação de conhecimentos de alunos do segundo ciclo.
O jogo apresenta três níveis distintos de dificuldade, e sucintamente passo
a apresentar o funcionamento do jogo:
* Depois de optar pelo nível de
dificuldade, o jogador seleciona o grupo de jogadores(sozinho, a pares ou
em trio), nomeando cada um deles.
* Seguidamente o tabuleiro tradicional do jogo da gloria é apresentado
virtualmente:
Com noventa casas, existem:
- sete casas específicas para recuar: uma, duas ou três
casas;- Quatro casas más: montanhas, vulcão, armadilha e prisão;
- oito casas específicas para avançar: uma, duas ou três casas.
* É apresentada uma legenda que fornece elementos ao
jogador: numero de respostas erradas e certas, e a casa onde se localiza.
* É através do lançamento de dados (virtual), que o jogador
avança à medida que acerta nas questões colocadas (senão calhar em nenhuma casa
especifica), e permanece, se falhar a questão (quando isto acontece, o jogo tece uma
pequena explicação tentando dissolver o erro).
Ganha o jogador que conseguir chegar em primeiro lugar à casa 90.

Cara Sandra,
ResponderEliminaro texto está bem construído e utiliza bem as referências bibliográficas. No entanto faz muitas afirmações que não são suportada pelos autores das referências bibliográficas.
Cumprimentos
Rosário
Cara Professora,
ResponderEliminartive em conta as suas considerações, contudo não encontro o documento original que serviu de base à redação do que expûs (documento redigido manualmente, pois antes de passar a computador, escrevo tudo à mão). Desta feita, não pude resolver o que me aponta.
Sandra Rodrigues