"Sid Ciência”
Serie composta por 42 episodios que podem ser visualizados no canal panda.
Escolhi esta série porque a considero muito pedagógica.
Produzida por “The Jim Henson Company”, Sid Ciência é uma série destinada ao pré-escolar, “que encoraja todas as crianças a fazerem perguntas, a elaborarem hipóteses e a encontrarem explicações sobre o mundo que as rodeia - tal como um cientista faz!” “O protagonista é SID, uma criança curiosa e enérgica, de 5 anos, que começa cada dia com uma grande questão. Com a ajuda dos seus melhores amigos, Gabriela, Geraldo e Maia, brincam, exploram e chegam às respostas juntos.”
(fonte: http://canalpanda.pt/series/sid-ciencia).
Principais objectivos educacionais:
• “Estimular as crianças a pensar, falar e trabalhar como cientistas, desenvolvendo a sua curiosidade natural pelo mundo;
• Demonstrar que a ciência está em toda a parte, interagimos com ela e somos capazes de aprender os conceitos científicos;
• Contribuir para a preparação escolar, fomentando as habilidades intelectuais das crianças, a motivação para aprender e a confiança em si mesmos como estudantes;
• Apoiar a aprendizagem com o objectivo de criar um "clima de curiosidade" para as crianças.”
Atividade oral:
No que diz respeito à língua
portuguesa, esta atividade centra-se no enriquecimento da linguagem, e na
compreensão de pequenos relatos através da descrição oral do que ouviu.
Prende-se ainda com as relações semânticas, nomeadamente na categorização de
famílias de palavras.
- Depois do
visionamento do episódio "Lavar as mãos" o grupo de criança deve dirigir-se à casa de banho, onde descrevem oralmente à educadora como se lavam as
mãos corretamente.
- Seguidamente pretende-se que digam algumas
palavras da família da palavra: Mãos.
Atividade de escrita:
Depois dos conceitos numero e
letra estarem adquiridos, esta atividade centra-se na iniciação à escrita, onde
à separação dos fonemas se segue a divisão silábica.
Oralmente a educadora divide
silabicamente cada imagem apresentada (pela ordem que é apresentada). A par
disto a educadora escreve no quadro a palavra divida silabicamente, à frente da
qual coloca a imagem a que esta divisão silábica alude.
Tendo em conta que o público-alvo
é o pré-escolar, a escrita passa pela reprodução de letras – grafismos. Posto
isto, em baixo de cada nome, pretende-se que a criança reproduza a palavra.
- Após o visionamento do
episódio "Alimentação saudável", pretende-se que a criança ligue
os alimentos nutritivos, ao seu nome (que está dividido silabicamente no
quadro, a par com a imagem a que alude), e ao grupo alimentar a que pertence:
Sem comentários:
Enviar um comentário