domingo, 17 de novembro de 2013

Educar utilizando programas de televisão

 

"Sid Ciência”

Serie composta por 42 episodios que podem ser visualizados no canal panda.
Escolhi esta série porque a considero muito pedagógica.

Produzida por “The Jim Henson Company”, Sid Ciência é uma série destinada ao pré-escolar, “que encoraja todas as crianças a fazerem perguntas, a elaborarem hipóteses e a encontrarem explicações sobre o mundo que as rodeia - tal como um cientista faz!” “O protagonista é SID, uma criança curiosa e enérgica, de 5 anos, que começa cada dia com uma grande questão. Com a ajuda dos seus melhores amigos, Gabriela, Geraldo e Maia, brincam, exploram e chegam às respostas juntos.” (fonte: http://canalpanda.pt/series/sid-ciencia).

 

Principais objectivos educacionais:

“Estimular as crianças a pensar, falar e trabalhar como cientistas, desenvolvendo a sua curiosidade natural pelo mundo;
• Demonstrar que a ciência está em toda a parte, interagimos com ela e somos capazes de aprender os conceitos científicos;
• Contribuir para a preparação escolar, fomentando as habilidades intelectuais das crianças, a motivação para aprender e a confiança em si mesmos como estudantes;
• Apoiar a aprendizagem com o objectivo de criar um "clima de curiosidade" para as crianças.”

 

Atividade oral:

No que diz respeito à língua portuguesa, esta atividade centra-se no enriquecimento da linguagem, e na compreensão de pequenos relatos através da descrição oral do que ouviu. Prende-se ainda com as relações semânticas, nomeadamente na categorização de famílias de palavras.

- Depois do visionamento do episódio  "Lavar as mãos" o grupo de criança deve dirigir-se à casa de banho, onde descrevem oralmente à educadora como se lavam as mãos corretamente.

- Seguidamente pretende-se que digam algumas palavras da família da palavra: Mãos.

Atividade de escrita:

Depois dos conceitos numero e letra estarem adquiridos, esta atividade centra-se na iniciação à escrita, onde à separação dos fonemas se segue a divisão silábica.
Oralmente a educadora divide silabicamente cada imagem apresentada (pela ordem que é apresentada). A par disto a educadora escreve no quadro a palavra divida silabicamente, à frente da qual coloca a imagem a que esta divisão silábica alude.
Tendo em conta que o público-alvo é o pré-escolar, a escrita passa pela reprodução de letras – grafismos. Posto isto, em baixo de cada nome, pretende-se que a criança reproduza a palavra.

- Após o visionamento do episódio "Alimentação saudável", pretende-se que a criança ligue os alimentos nutritivos, ao seu nome (que está dividido silabicamente no quadro, a par com a imagem a que alude), e ao grupo alimentar a que pertence:


Sem comentários:

Enviar um comentário